Submissão de trabalhos

 

4° CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ:
NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

 

1° Etapa: Inscrição de trabalhos – até o dia 15 de outubro de 2023
2° Etapa: Aceite a partir do dia 15 de outubro de 2023.

 



COMITÊ CIENTÍFICO:

Prof. Roberto Borges (CEFET/RJ)
Profa. Dra. Glenda Cristina Valim de Melo (UNIRIO/UFRJ)
Prof. Dr. Antônio Ferreira Junior (UFRJ)
Profa. Dra. Gretel Eres Fernández (USP)
Profa. Dra. Jacqueline Gomes (UFF)
Profa. Dra. Marcela Mello (FASAP/FAETERJ)
Profa. Dra. Claudia Cristina de Oliveira Soares (UFFS)
Prof. Dra. Naiara Letícia Valentini (UFFS)

 


 

Estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es de educação básica, graduação e pós-graduação são convidados a compartilhar suas pesquisas e práticas pedagógicas no 4º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ: “O DESPERTAR DAS CONSCIÊNCIAS”.

Como submeter seu trabalho:

1. Passo                                        2. Passo                                                     3. Passo                                            4. Passo
Leia as normas                           Escolha um eixo temático                       Siga o modelo                                  Submeta o seu trabalho

1.DO ENVIO DOS TRABALHOS

1.1  Estudantes de Ensino Médio, de Graduação e Pós-graduação, professoras/es e pesquisadoras/es de Educação Básica, Ensino Superior e demais atores da sociedade civil são convidados a compartilhar suas experiências, pesquisas e práticas pedagógicas no 4º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ: O DESPERTAR DAS CONSCIÊNCIAS.
1.2  Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de Resumo Expandido ou Vídeo através do e-mail: congressosesceducacao@sescrio.org.br no período de 28 de setembro a 15 de outubro de 2023.
1.3  Colocar no assunto do e-mail: SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA O 4º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ.
1.4  Especificar no corpo do e-mail o formato de submissão: Resumo Expandido ou Vídeo.
1.5  Indicar a modalidade de apresentação: virtual ou presencial.
1.6  Nome do arquivo: SESC + nome ou nome social e sobrenome do primeiro autor.
1.7  Serão aceitos até dois trabalhos por autor, sendo um como autor e o outro como coautor. Cada trabalho poderá ter até três autores.
1.8  Os autores e coautores, ao submeterem trabalho, autorizam a Coordenação Geral a publicar a versão original em formato digital.
1.9  Os trabalhos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol. No caso de vídeo, poderão ser submetidos também em libras, com legendas nas línguas previamente citadas. Os trabalhos serão publicados na língua em que forem submetidos.
1.10 A correção linguístico-gramatical segundo a norma da língua selecionada é de total responsabilidade dos autores e coautores.
1.11 Os trabalhos submetidos e aceitos para apresentação serão publicados nos anais do Congresso.
1.12 Os trabalhos deverão apresentar:

a) Problemática anunciada e desenvolvida.
b) Indicação de metodologia, referencial teórico e/ou detalhe da experiência;
Desdobramentos parciais ou totais da ação;
d) Conclusões e/ou perspectivas futuras.

1.13 A avaliação dos trabalhos por parte da Comissão Científica observará os seguintes critérios:

a) Relevância e pertinência do trabalho para o eixo temático escolhido;
b) Riqueza conceitual e/ou prática/empírica no desenvolvimento da problemática;
c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
d) Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

1.14 Os trabalhos aprovados ou parcialmente aprovados receberão um e-mail informativo e serão divulgados no site oficial do Congresso. Entenda-se por parcialmente aprovados, trabalhos que ainda precisam de alguma revisão.
1.15 Os dados informados são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados em todos os processos referentes ao autor e/ou ao trabalho, como na emissão de declarações e certificados.

2.DO RESUMO EXPANDIDO

2.1  O resumo expandido deverá conter entre 500 e 1000 palavras, incluindo título, dados do autor, corpo do texto e referências.
2.2  O resumo expandido poderá apresentar dados oriundos de produções acadêmicas (g. formato de artigo) ou de experiências práticas/empíricas (e.g. relato de experiência).
2.3  Sobre o formato: título em negrito, centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman 14, espaçamento entre linhas duplo e entre parágrafos.
2.4  O eixo temático para o qual o trabalho foi inscrito estará em negrito, alinhamento centralizado, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples entre linhas e duplo entre parágrafos.
2.5  Nome completo dos autores em itálico, alinhamento à direita, fonte Times 12, espaçamento entre linhas simples; <email@com.url> de contato, fonte Times New Roman 10, espaçamento simples entre linhas de cada autor.
2.6  Indicar o vínculo institucional ou territorial, fonte Times New Roman 10, espaçamento simples entre linhas de cada autor. Ao inserir outro/a autor/a, e-mail, vínculo, dar espaço de uma linha.
2.7  No corpo do texto: fonte Times New Roman, letra 12, espaçamento 1.5 entre as linhas, formatação justificada, folha A4, margens: superior, 3,0; inferior, 3,0; esquerda, 2,5; direita, 2,5.
2.8  Deverão ser evitadas frases longas (g. com mais de três linhas), a não ser que sejam enumerações, além de notas de rodapé.
2.9  Evitar citações diretas. Se for importante para a compreensão, fazer citação de até 3 linhas no corpo do texto, com a referência autor/ano/página indicada e entre parênteses.
2.10  Não serão aceitas ilustrações no corpo do texto, tais quais gráficos, fotos, tabelas, fórmulas e mapas.
2.11  O texto deverá conter de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
2.12  As referências deverão conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
2.13  Enviar arquivo sem numeração de páginas em extensão word (.doc; .docx).
2.14  Textos que estiverem em desacordo com as normas acima não serão considerados para avaliação.

3. DO VÍDEO

3.1 O vídeo deverá ter duração entre 3 a 5 minutos (máximo) e ser gravado na orientação horizontal.
3.2 Apresentará, exclusivamente, dados oriundos de experiências práticas/empíricas (e.g. relato de experiência).
3.3 Para avaliação da gravação receberemos a indicação por link (com acesso livre em drive) ou no Youtube. Caso não tenha um perfil no Youtube, será necessário criar uma conta para conseguir subir o vídeo na plataforma. Para evitar a visibilidade ampla, recomendamos a opção “Não listado”, pois assim, somente o Comitê Científico terá acesso ao vídeo.
3.4 Ao enviar o vídeo, adicione no corpo do e-mail as seguintes informações:

a) Título:
b) Eixo Temático:
c) Autor/es:
d) Email:
e) Vínculo Institucional ou Territorial:

3.5 Ao enviar o seu material é preciso anexar o Termo de Uso de Imagem e Som (conforme consta no Anexo I) devidamente preenchido e assinado. Cada pessoa que participar do vídeo deverá preencher e assinar o seu próprio Termo de Uso de Imagem e Som. No caso de menores de 18 anos, o Termo de Uso de Imagem e Som deverá ser assinado pelo responsável legal;
3.6 Em caso de utilização de música é necessário o cumprimento das normas de direitos autorais, seguindo a Lei nº 9.610/98 (conforme consta no Anexo 3 – Lei de Direitos Autorais), devendo-se usar apenas obras de domínio público.
3.7 Vídeos que estiverem em desacordo com as normas acima não serão considerados para avaliação.
3.8 O envio e aceite do vídeo não equivale a apresentação do trabalho no Congresso, representando apenas, o cumprimento da etapa inicial de avaliação do conteúdo. Sendo aceito, os autores terão 15 minutos entre exibição e diálogo, conforme o item 3.2.
3.9 ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO AUDIOVISUAL
Para garantir qualidade de imagem e som na gravação do relato de experiência em vídeo, sugerimos abaixo alguns cuidados técnicos:
3.9.1 Antes de começar a gravar, confira a carga da bateria de seu celular;
3.9.2 Limpe a lente da câmera com um pano seco;
3.9.3 Mantenha o celular na horizontal durante toda a gravação do vídeo;
3.9.4 Grave em formato “Full HD” (1920 x 1080 pixels) e, pelo menos, 24 fps (frames por segundo) para evitar baixa resolução ou redução da área de exibição em sua apresentação;
3.9.5 Utilize a câmera traseira do aparelho celular para conseguir a resolução adequada;
3.9.6 Utilize algum tipo de captador de áudio conectado ao celular, como fone de ouvido com microfone, para apresentação com fala ou narração. Caso não possua microfone de lapela ou outro tipo de captador de áudio, procure deixar o celular bem próximo à pessoa que está falando;
3.9.7 Escolha um ambiente (cenário/locação) calmo e silencioso. Evite gravar em área aberta com muito vento, barulhos externos e/ou pessoas conversando;
3.9.8 Procure um local com boa iluminação natural ou artificial, para que a imagem do apresentador possa estar mais nítida possível;
3.9.9 Busque estabilizar a imagem, utilizando as duas mãos, tripé ou suporte apropriado, evitando movimentos muito rápidos e/ou bruscos, ou apoiando em uma base sólida;
3.9.10 Caso use o celular para a gravação, lembre-se de deixar no modo avião, para não receber ligações e/ou mensagens durante a gravação.
3.9.11 Dispomos de estúdio de audiovisual na unidade Sesc Tijuca RJ. Sendo essencial fazer o agendamento com a equipe local.

4.DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico serão apresentados nas sessões de diálogo.
4.2 As sessões de diálogo contemplam os formatos presencial e virtual.
4.3 Indicar a modalidade de apresentação: virtual ou presencial.
4.4 Nome do arquivo: SESC + nome ou nome social e sobrenome do primeiro autor
4.5 A indicação da plataforma dedicada às apresentações virtuais estará disponível no site do congresso: congressosesceducacao@sescrio.org.br
4.6 Os trabalhos serão apresentados, por 15 minutos, em salas com projetor multimídia. As sessões contarão com um responsável pela coordenação das apresentações.
4.7 Lembre-se de trazer a apresentação em um pen drive ou garantir que seja possível acessá-lo por e-mail. Esse cuidado garantirá contratempos.
4.8 Em caso de apresentação em Libras, o autor deverá sinalizar previamente no e-mail de envio do trabalho para que seja solicitado a presença de intérprete.
4.9 O documento a ser apresentado deverá ser enviado em formado PDF até o dia 18/10/2023.
4.10 A comissão organizadora não se responsabiliza com custeio de passagens e diárias aos autores de trabalhos aprovados.
4.11 Os certificados serão enviados mediante o cumprimento da etapa de apresentação.
4.12 Para informações, sugestões, reclamações, elogios, dúvidas e consultas diversas sobre o 4º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ utilize: congressosesceducacao@sescrio.org.br

5.DOS EIXOS DE PESQUISA   

5.1   EIXO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, VALORIZAÇÃO DAS PLURI-IDENTIDADES E CONHECIMENTOS ETNOCIENTÍFICOS: 

A construção de uma sociedade mais justa é um imperativo que exige o engajamento de todos os segmentos sociais. Nesse contexto, a educação e o conhecimento científico desempenham um papel central na desconstrução das estruturas de discriminação racial e na promoção do combate ao racismo. A busca por um entendimento mais profundo da ciência e a luta pela equidade racial estão intrinsecamente ligadas à construção de uma sociedade racialmente justa. Para isso, nesse eixo, a valorização dos sujeitos sócio-históricos, seus saberes, produções e reflexões acerca dos impactos nos cotidianos serão o ponto de discussão.

TEMAS PARA SUBMISSÃO:
1. Diversidade, currículo e inclusão: textos que analisem a necessidade de revisão e reformulação dos currículos escolares para incorporar perspectivas antirracistas, abordando como a diversidade étnico-racial pode ser integrada em diferentes níveis de ensino;
2. Formação de Professores: investigação sobre programas de formação de professores que abordem questões de racismo de maneira sensível e eficaz, promovendo ambientes de aprendizado inclusivos e igualitários;
3. Desconstrução de Estereótipos: estudos que explorem estratégias eficazes para desconstruir estereótipos raciais e preconceitos presentes nas salas de aula, na mídia e na sociedade em geral;
4. Experiências do Ser: análises de experiências de estudantes/educadores pertencentes a grupos étnico-raciais minorizados, examinando como políticas e práticas educacionais impactam o seu bem-estar, aprendizado e desenvolvimento;
5. Abordagens Interdisciplinares: textos que explorem a interseção entre a educação antirracista e outras áreas do saber, tais como: psicologia, sociologia, história e estudos culturais, para compreender melhor as raízes do racismo e estratégias eficazes para sua erradicação;
6. Políticas Públicas e Legislação: textos que apresentem debates sobre políticas públicas e legislações que apoiem a implementação da educação antirracista nos sistemas educacionais, bem como análises de sua eficácia;
7. Produção do conhecimento e narrativas raciais: reflexões sobre narrativas históricas e contemporâneas que abordem a contribuição de cientistas de origens diversas e como essas histórias podem ser incorporadas na educação científica;
8. Representação e mídia: estudos sobre como a mídia influencia a percepção pública em relação à representação racial e os efeitos para a imagem dos cientistas e do conhecimento científico;
9. Educação para democratização da ciência: análises de como a divulgação científica pode cultivar o pensamento crítico em relação a questões científicas e raciais, incentivando a análise cuidadosa e a reflexão sobre informações apresentadas.

5.2   EIXO LINGUAGEM E SOCIEDADE

Vivemos em uma sociedade marcada por novas redes de relações em resposta à globalização e, com isso, a linguagem passa a ter outros significados nas relações humanas. O compartilhamento de informações e saberes são elementos fundamentais para a compreensão dos novos tempos. Sob esse novo cenário, para além da etnicidade e territorialização precisamos reconhecer o caráter múltiplo das identidades e suas linguagens. Neste sentido, o 4º Congresso Mundial de Educação Sesc RJ, “Despertas das Consciências”, nos convida a um debate sobre essa linguagem plural e diversa que existe e resiste a partir de seus territórios, suas identidades, seus saberes e suas interseções entre os mais diversos coletivos.

TEMAS PARA SUBMISSÃO:
1. Memória, história e práticas identitárias: textos ou relatos de experiência que dialoguem com práticas multiculturais e interculturais, estimulando a consciência crítica e histórica e o sentimento de pertencimento a partir de reflexões sobre a história, memória e identidade.
2. Formação de Professores: investigação e programas de formação continuada de professores na perspectiva multicultural e plurilíngue.
3. Territórios e territorialidades: Pesquisas ou relatos de experiência relacionados ao território e ancestralidade, a partir de temas como: sabedoria ancestral dos povos tradicionais, quilombolas, indígenas; proteção e diversidade dos territórios, e seus bens comuns.

5.3   EIXO ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO POR UMA EDUCAÇÃO ANTICAPACITISTA

 O conceito de deficiência evoluiu ao longo dos anos. Na perspectiva biopsicossocial, compreende-se a deficiência para além das estruturas do corpo, evidenciando também os fatores sociais. Logo, entendemos que o diagnóstico não é um definidor das potencialidades de aprendizagem do sujeito. Neste sentido, o objetivo do eixo Acessibilidade e Inclusão por uma Educação Anticapacitista é promover o diálogo por meio de artigos, relatos de experiências e pesquisas que retratem na prática docente a compreensão do sujeito para além da deficiência.

TEMAS PARA SUBMISSÃO:
1. Sociologia do Diagnóstico: textos que analisem o papel do diagnóstico na prática inclusiva de estudantes com Necessidades Específicas de Aprendizagem.
2. Formação de Professores: investigação sobre programas de formação de professores na perspectiva da educação inclusiva.
3. Tecnologia Assistiva e Sala de Aula: estudos que explorem a aplicação de estratégias de tecnologia assistiva nas salas de aula.
4. Autobiografias: relatos de inclusão de pessoas com deficiência em suas vivências escolares.
5. Inclusão Excludente e a Interseccionalidade: escritos que explorem os marcadores de exclusão social, compreendendo o conceito de deficiência a partir do modelo biopsicossocial.
6. Políticas Públicas e Legislação: exploração das políticas públicas e legislações que apoiem ou impeçam a implementação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos sistemas educacionais, bem como, análises de sua eficácia;
7. Família e Educação: textos que analisem as relações entre família e escola na perspectiva da educação inclusiva.

 

Colocar no assunto:
SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA O 4° CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ: “O DESPERTAR DAS CONSCIÊNCIAS”

O arquivo deve ser anexado em formato Word (.doc ou .docx).
Nome do arquivo: SESC + nome ou nome social e sobrenome do primeiro autor

NÃO SERÃO AVALIADOS OS TRABALOS QUE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES INDICADAS ACIMA.

Inscrições

Prazo Inscrições/Modalidades Início Fim Aceite
Sessões de Diálogos:
28 de setembro 15 de Outubro A partir de 15 de outubro
Ouvinte 25 de setembro 23 de outubro

ATENÇÃO:

  • NÃO SERÁ COBRADA TAXA DE INSCRIÇÃO.